quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Segundo Pedro Demo a escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado de trabalho, elas terão de usar computadores e muitas escolas não estão equipadas tecnologicamente e muitas crianças não tem acesso a tecnologia
A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante.
Geralmente se diz linguagem de computador porque o computador, de certa maneira, é uma convergência. Quando se fala nova mídia, falamos tanto do computador como do celular. Um bom exemplo de linguagem digital são considerados como ambientes de boa aprendizagem. Hoje é impossível
imaginar que exista uma língua única no mundo, também existem as línguas concorrentes. As sociedades não se unificam por língua, mas sim por interesses comuns, por interatividade admite outras culturas. No fundo, a gramática rígida também é apenas uma maneira de falar. A questão é que pensamos que o português gramaticalmente correto é o único aceitável, e isso é bobagem. Não existe uma única maneira de falar, existem várias. Mas com a liberdade da internet as pessoas cometem abusos. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substitui-ló, ele é a tecnologia das tecnologias, melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva e aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável e fundamental no mundo de hoje juntamente com os avanços tecnológico.

Hoje com o avanço das tecnologias quem não se atualizar será muito difícil educar alunos no mundo de hoje pois muitos adquire conhecimento relevante com as novas tecnologias.
Diante de tantos avanços tecnológicos o que será de nós educadores se não buscar interagir com as novas tecnologias.
Como vem se evoluindo os nossos alunos , se nós educadores não procurar interagir com os meios tecnológicos ficaremos desinformados incapazes de passar novas informação em relação a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário