sexta-feira, 2 de julho de 2010

Atividade 1 da unidade III

Refletindo sobre minha aprendizagem

De acordo as leituras e as atividades realizadas na unidade III sobre práticas pedagógicas e mídias digitais, pode se perceber a importância do plano de aula contemplando os recursos tecnológicos de informação e comunicação. Ao se planejar uma aula com material digital nota-se o quanto a aula é enriquecida e os alunos tornam se mais participativos.
Ainda há certo entrave quanto à utilização dos novos recursos tecnológicos, tendo em vista a falta de preparo de alguns professores para o manuseio desses recursos.
Acredito que com as novas capacitações para os professores sobre os usos das TICs, os novos planos de aulas contemplarão as mídias digitais.
Sendo assim não podemos deixar de aperfeiçoar nossos conhecimentos por meio dessa ferramenta tão importante nos dias de hoje.

Atividade 2 da Unidade III

O QUE É HIPERTEXTO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: ADAIDES FACUNDES SOUTA BARREIRA

O que é hipertexto?

Hipertexto é um tipo de programa para organização de conhecimento ou informações em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informações em forma de blocos de textos, palavras,imagens ou sons, cujo acesso dá através de referências especificas denominadas hiperlinks ou simplesmente links, compreendendo melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações especiais.
Atualmente cada dia que se passa vem se adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. A palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsáveis, mas muito menos usada é a palavra correspondente “hipermídia”, que significa ramificações complexas e gráficos ,filmes e sons responsivos – assim como texto. E lugar dela usa-se o estranho termo “multimídia interativa, quatro silabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
Nos últimos anos com o uso da internet pode ter uma interatividade maior com pessoas em todo mundo elas querem uma realizações de atividades e o hipertexto é uma forma na qual elas buscam essa interatividade nas mais diversas profissões e funções. Para um bom profissional o hipertexto garante as apresentações no processo do conhecimento usando um computador pessoal gerenciado procurando fornecer ao leitor experiência de leitura em que conteúdo e forma, tema e seu tratamento se intercomplementar e mutua explicitações além de ficar bem informado nas noticias de onde e quando precisa. A internet favorece a construção cooperativa o trabalho em conjunto entre professores e alunos proporcionando um novo ambiente de comunicação on-line e instância.
Assim com as tecnologias cada vez mais avançada é possível melhorar o ensino aprendizagem , podemos transformar uma parte das aulas em processos continuo de informações e comunicação onde construímos conhecimentos equilibrados entre os profissionais da educação e alunos ambos procura novas informações em uma determinada situações, onde o professor incentiva o aluno ir buscar e aprender . As escolas precisam sofrer transformações frente as novas tecnologias e assim construindo uma aprendizagem inovadora que leva o individuo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir na busca de seu sonho profissional.

Atividade 4 da unidade II

Nome da Escola: Estadual José Costa Soares
Série: 4ª ano “A”
Professor:Adaides Facundes Souta Barreira
Disciplina:Geografia
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01

Introdução

Caro professor, nas aulas de geografia e possível desenvolver um interessante e simples estudo das paisagens, lugar e espaço geográfico, mediante a visita e reconhecimento de localidades vizinhanças de sua escola ou de lugares que os alunos gostariam de conhecer.

Essa atividade pode ser realizada em pequenos grupos para que se possa analisar de forma detalha do nível de conhecimento da cada aluno.

Professor, antes dessa aula deve ser feito um pedido de autorização para levar os alunos a uma caminhada pelas ruas da cidade, e se possível o auxilio do coordenador ou de algum auxiliar para ajudar no controle dos alunos durante o percurso.

Solicite que seus alunos levem um caderno de campo, para anotar observações, impressões e pensamentos.

Para a primeira aula inicie uma caminhada junto com sua classe para observar a sua vizinhança, sua cidade e o transito de suas ruas.

Durante a visita pela cidade pergunte aos seus alunos:

• Vamos visualizar as ruas. Elas têm uma grande quantidade de pessoas ou de veículos?
• Como são as casas da rua? De tijolo ou de madeira?
• Como as pessoas se locomovem pela cidade?
• O número de carros é grande, ou temos mais bicicletas ou carroças?
• Existem casa, morros, árvores?
• Como eram as casas?
• Quem mora nessas casas?
• Todos conseguem ter uma boa qualidade de vida?
• Como é a comunidade?
• A infra-estrutura do bairro?
• Existem paisagens do passado?
Professor, de acordo com essa observação, explore com seus alunos a capacidade de visualização dos movimentos que ocorrem nas ruas, se o fluxo de pessoas é muito grande e que existem diferentes meios de transporte em um lugar. Solicite que seus alunos façam registro fotográfico ou filmagem dessa saída de campo, que pode ser com os recursos de telefones celulares, por exemplo.

Oriente-os e perceber que existem diferentes equipamentos urbanos em uma cidade, como escola, posto de saúde, casas e supermercados.

Lembre-se de explorar que as cidades apresentam esses equipamentos de maneiras diferentes, algumas tem um número maior e outras pequenas quantidades, e que isso depende da quantidade de pessoas que vivem nas cidades e das condições econômicas que elas apresentam.

Faça uma comparação da cidade deles com outra cidade, por exemplo, Palmas (capital) do Tocantins e uma cidade do interior. Qual eles acham que vai apresentar um maior número de casas, edifícios, pessoas, mercados, escolas. No caso a capital por apresentar maior número de pessoas.

Explore também que o desenvolvimento do lugar (se as pessoas têm maiores ou menores condições de vida) vai diferenciar o tamanho das casas e os tipos de veículos utilizados.

Ressalte o que for peculiar e importante em sua região, dada à grande riqueza de paisagens brasileiras.

Retorne à escola para dar prosseguimento à atividade. Solicite que seus alunos levem para a aula seguinte o caderno de campo.
Aula 02
Inicie a aula fazendo um apanhado geral da visita de campo, veja quais as impressões dos alunos.
Faça uso do caderno de campo para coletar essas impressões. Promova um debate qualificado do que foi visto e comparado na saída de campo.

Como dever de casa, solicite que eles produzam relatório da saída ao campo, no qual eles deverão escrever o que eles viram, o que aprenderam e o que foi mais interessante que eles viram nas ruas da cidade. Poderá ser feito da seguinte maneira:

Relatório de saída de campo
Percurso:
Objetos vistos durante o percurso:
Importância desses objetos para eles e para a população:
Como as pessoas se relacionam com a cidade:
Como é sua vizinhança:
O que você aprendeu:
Faça um desenho da rua que você achou mais interessante.
Após o relatório peça que eles façam uma pesquisa no site
Avaliação
• Relatório da saída de campo – “Dever de Casa” • Desenhos produzidos durante a aula • Participação qualificada nos debates