domingo, 10 de abril de 2011

Reflexão sobre aprendizagem

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: Adaides Facundes Souta barreira
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

Reflexão sobre a aprendizagem

Ser professor hoje é viver intensamente no tempo não se esquecendo das tecnologias onde se deve ter consciência e sensibilidade. Essa consciência e sensibilidade vêm sendo construída através de valores, atuando no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.
Nesse contexto o professor passa a ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que sua orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que a ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de seus aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.
Embora esta teorias entendam o conhecimento como fruto da interação com o meio, faz-se necessário compreender e questionar a especificidade desta interação.
Por tanto a aprendizagem acontece por toda vida, estamos em constante aprendizagem, mas para isso é preciso estar disposto a aprender, ter meios para aprender e alguém que nos oriente nesta aprendizagem.. Na educação os resultados não acontecem de um dia para o outro demoram meses, anos e às vezes décadas o que exige de nos constante atualização, estudo e isso por toda a nossa vida. Porém estas construções necessitam do auxilio de indivíduos mais experientes que possam facilitar o processo mais acessível aprendizagem.
Mudar nossa postura neste sentido para que sejamos autônomos na busca de conhecimento daquilo que acreditamos estar correto para nossa aplicação.
A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo. Um dos meios para alcançar estes resultados é por meio de projetos. A organização por meio da cooperação resultará em uma maior autonomia do aluno e ao mesmo tempo ampliará as fontes de pesquisas. Os conteúdos devem ser selecionados com a intenção de construir conhecimentos mais depurados e mais comprovados possíveis. A instigação deverá ocorrer por meio das indagações, acompanhadas das perguntas: O que? Por quê? Como? Dentro deste contexto, entra em ação a avaliação. Uma ferramenta que por meio do julgamento consciente dirá se os objetivos foram alcançados. O professor deverá ter a habilidade para construir caminhos e mecanismos que possam mediar o conhecimento e ao mesmo tempo mostrar os resultados apreendidos. Nesse sentido, as pessoas mais experientes têm um papel fundamental que o ensino-aprendizagem.

Banco de projetos

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: Adaides Facundes Souta Barreira
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

Banco de projetos
do projeto, Objetivo Geral, Objetivos específicos, Desenvolvimento, Recursos: Na pedagogia de projetos, na unidade escolar o aluno aprende no processo de produzir e levantar dúvidas, pesquisar e criar juntamente com o professor. Um dos grandes motivos que leva ao aluno a despertar o interesse por um determinado projeto e o envolvimento dos mesmo, o professor tem o papel de passar informações para criar situações de aprendizagem, com isso o professor precisa acompanhar todo o desenvolvimento do projeto. Toda a atividade ou o conteúdo que seria trabalhado com a turma, junto com os educados o projeto onde constam os seguintes itens: Título Físicos, humanos e financeiros, Cronograma de realização, Culminância, Avaliação e Auto-avaliarão. E muito interessante, os alunos gostam, a prática de projetos continua sendo trabalhada em nossa escola, em algumas disciplinas ou temas. Os projetos desenvolvidos pela a Escola Estadual José Costa Soares foram: ”Cores sem Preconceito”, “Feirinha”, “PROERD”, “Feira de Bordados”, Projeto UCA “Um Computador por Aluno” “Soletrando tem um outro projeto que despertou me muito em ver quanto foi importante “Higiene pessoal”, show de bola”.
O aluno aprende-fazendo e reconhece a própria autoria da quilo que o produz sendo por meio de investigação que lhe impulsiona a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento dos projetos. Com isso os aluno vão aprendendo a poupar e observar assuntos abordados na vida prática observando os valor dos centavos em produtos que custam menos de um real, as formas e características de jogos esportivos, onde os alunos aprenderam a compreender que todos são iguais independente da cor, raça e etnia, deixando assim o racismo e tratando-se todos de iguais ,sabendo se cuidar quanto a higiene, desenvolveram trabalhos manuais através, a prendendo a trabalhar com os laptops nas sala de aula, desenvolveram melhor o aprendizados e a escrita através do soletrado.
Tecnologias utilizadas: os laptops e máquinas fotográficas para fazer o registro durante o desenvolvimento e da apresentação dos projetos
Comentários: Todos os projetos foram desenvolvidos dentro da unidade escolar, os quais foram um sucesso total, projetando a escola e motivando a autoestima dos alunos, professores, coordenadoras pedagógicas, direção.

Banco de projetos

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: Adaides Facundes Souta Barreira
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

Banco de projetos
do projeto, Objetivo Geral, Objetivos específicos, Desenvolvimento, Recursos: Na pedagogia de projetos, na unidade escolar o aluno aprende no processo de produzir e levantar dúvidas, pesquisar e criar juntamente com o professor. Um dos grandes motivos que leva ao aluno a despertar o interesse por um determinado projeto e o envolvimento dos mesmo, o professor tem o papel de passar informações para criar situações de aprendizagem, com isso o professor precisa acompanhar todo o desenvolvimento do projeto. Toda a atividade ou o conteúdo que seria trabalhado com a turma, junto com os educados o projeto onde constam os seguintes itens: Título Físicos, humanos e financeiros, Cronograma de realização, Culminância, Avaliação e Auto-avaliarão. E muito interessante, os alunos gostam, a prática de projetos continua sendo trabalhada em nossa escola, em algumas disciplinas ou temas. Os projetos desenvolvidos pela a Escola Estadual José Costa Soares foram: ”Cores sem Preconceito”, “Feirinha”, “PROERD”, “Feira de Bordados”, Projeto UCA “Um Computador por Aluno” “Soletrando tem um outro projeto que despertou me muito em ver quanto foi importante “Higiene pessoal”, show de bola”.
O aluno aprende-fazendo e reconhece a própria autoria da quilo que o produz sendo por meio de investigação que lhe impulsiona a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento dos projetos. Com isso os aluno vão aprendendo a poupar e observar assuntos abordados na vida prática observando os valor dos centavos em produtos que custam menos de um real, as formas e características de jogos esportivos, onde os alunos aprenderam a compreender que todos são iguais independente da cor, raça e etnia, deixando assim o racismo e tratando-se todos de iguais ,sabendo se cuidar quanto a higiene, desenvolveram trabalhos manuais através, a prendendo a trabalhar com os laptops nas sala de aula, desenvolveram melhor o aprendizados e a escrita através do soletrado.
Tecnologias utilizadas: os laptops e máquinas fotográficas para fazer o registro durante o desenvolvimento e da apresentação dos projetos
Comentários: Todos os projetos foram desenvolvidos dentro da unidade escolar, os quais foram um sucesso total, projetando a escola e motivando a autoestima dos alunos, professores, coordenadoras pedagógicas, direção.